Citação

"A felicidade não lhe é proporcionada por ninguém.
Ela encontra-se somente no próprio esforço
Em revelar o tesouro das profundezas de sua vida, e
se poli-lo cuidadosamente,
Desenvolverá a coragem e a esperança,
Ao longo do caminho."

Pensamento budista - Referência: Sandro Ribeiro


domingo, 1 de fevereiro de 2009

Conselho Aos Jovens



Que os jovens envelheçam depressa. Que admitam acima de tudo a liberdade, acima inclusive do pão. Que não sejam marginais da condição humana, isto é, escravos consentidos. Escravidão consentida é o pior sintoma de nossa época. É preciso colocar a liberdade em primeiro lugar e neurose em segundo, porque ela é uma forma de protesto. Enfim, que a juventude seja livre e neurótica. Viver rápido. Não morrer jovem. Aproveitar cada momento. Experimentar todos os gostos. Renegar a passagem dos anos. Amadurecer. Tentar amadurecer. Ser adulto é tão chato mas necessário. Acumular histórias para contar.

Descobrir suas origens de sangue. Rir muito. Despreocupar-se sempre. Empurrar as situações com a barriga. Praia. Sol. Namorar muito. Beijar muito. Amar muito. Fazer muitos amigos. Brigar com quem não presta. Criar laços eternos. Fazer um filho. Fazer muitos filhos (todos com responsabilidade e assumidos). Usar camisinha. Proteger o coração. Respeitar o coração dos outros. Sonhar em conquistar o mundo. Sonhar em viajar o mundo. Sonhar em vender coco verde na praia. Cursar uma faculdade. Admirar um velho sábio. Amar seus pais. Amar seus irmãos. Ter um cachorro. Plantar uma árvore. Plantar pelo menos um pé de arruda que seja. Montar árvore de natal, no natal. Lavar o carro do pai. Lavar a louça para a mãe.

Dizer eu te amo para quem se ama. Juntar os caquinhos. Dançar a noite toda. Ir a um baile funk. Ir a um pagode. Ir a um forró. Ir a qualquer lugar para sentir o coração pulsar. Ir ao show de rock de sua banda predileta. Juntar trocadinhos. Montar um cofrinho. Pedir proteção a Deus. Cuidar da saúde. Ler muito. Assistir muitos filmes e chorar em alguns deles. Amar música. Contar as estrelas. Admirar um ovo (você já prestou atenção no design de um ovo? É magnífico, ninguém faria melhor.). Voar com os pés no chão. Complicar as coisas. Ralar o pára-choque do carro. Levar multas (nada impossível). Respeitar a faixa de pedestres. Respeitar a natureza. Comer pão na chapa, no bar. Pastel de feira. Pipoca de pipoqueiro de porta de igreja. Comer muito chocolate.

Respirar fundo. Purificar o chakras. Alongamentos. Fazer sexo. Fazer amor. Fazer tudo junto. Ouvir as 4 estações de Vivaldi. Prestar atenção no barulho do mundo. Aprender a tocar um instrumento. Trabalhar para conquistar. Complicar. Descomplicar. Pensar antes de falar. Abrir caminhos. Ceder os ombros para um amigo. Chorar na hora certa. Enxugar as lágrimas antes que sequem e causem danos. Uma tarde só para passear. Eleger seu canto predileto da casa, do trabalho, de tudo. Passar uma tarde na casa da avó. Respeitar os deficientes e sobretudo, amá-los. Lembrar dos mortos. Tomar cuidado com alguns vivos. Cuidar da sua vida e do seu destino. Viver!



Nelson Rodrigues
Retirado de: Entre Mulheres
Foto: Meninos no Balanço - C. Portinari, acervo infantil

2 comentários:

Unknown disse...

NO,
Parabéns pela citação budista.è bastante profunda.Somos os únicos responsáveis por nosso mal/bem estar...nossa paz...nossa felicidade...
Em relação ao "Conselho aos jovens",parabenizo-a por escolher um trecho de Nelson Rodrigues...São sábias suas palavras...Exceto,na minha opinião:"FAZER MUITOS FILHOS"
PAZ,Sílvia

Unknown disse...

Obrigada, Sílvia. Fazer muitos filhos - há realmente a questão da super população. Beijos