Citação

"A felicidade não lhe é proporcionada por ninguém.
Ela encontra-se somente no próprio esforço
Em revelar o tesouro das profundezas de sua vida, e
se poli-lo cuidadosamente,
Desenvolverá a coragem e a esperança,
Ao longo do caminho."

Pensamento budista - Referência: Sandro Ribeiro


terça-feira, 14 de outubro de 2008

O Valor do Sofrimento


Compreender os fatos e por que eles ocorrem é parte integrante da caminhada humana em busca da evolução. E feliz o homem que consegue caminhar pelos trechos incendiados do caminho, conservando lealdade ao rumo escolhido.
Nem sempre prosseguimos incólumes, há que se queimar alguma pele.




Há que se acender muitas velas, ou passear na chuva tendo as lágrimas como companhia. O sofrimento, se partilhado, deveria ser com aqueles que podem de fato nos ajudar. Se assim não o fosse, nossos entes queridos perderiam o apoio sobre o qual se sustentam.
Uma vez uma amiga disse: 'Tem gente que nasceu para mourão de cerca', e isto é bem verdade. Percebemos ao nosso redor, estes anjos. Pessoas que cuidam, abnegadas, esquecendo-se de si mesmas. Acredito que sejam assim mesmo, e nelas não há desequilíbrio. Mas são raras... Psicologicamente o altruísmo em excesso prejudica, pois as pessoas se esquecem de si mesmas contraindo doenças inevitáveis decorrentes deste constante estado de alerta. Então nós, seres humanos comuns, sem a angelitude destas nobres almas as quais me refiro, prosseguimos passo a passo, buscando não esmorecer, e no máximo conseguimos cuidar o necessário daqueles que nos são confiados.
A questão do sofrimento é uma questão que nos impressiona sobremaneira no caminhar terreno, pois é uma realidade a qual vivemos, seja no lar, seja no trabalho, revezes que muitas vezes nos minam a existência, incendiando o caminho.
Não quero falar aqui de conselhos ou orientações, e sim refletir sobre isto. nem quero um apanágio religioso, pois em toda religião há pessoas, e cada qual busca o caminho que mais lhe apraz. Gosto de pensar e tratar a forma de lidar com a divindade como um ritual necessário a sobrevivência. É nos livros de sabedoria religiosa que encontramos o mito, e, mais além o significado das experiências as quais me refiro.
Desde o mes passado estou propensa a ler a história de Jó, e no Livro Sagrado ( a Bíblia)
encontrei o que buscava.

Se quiser aprofundar, sugiro ler o apanhado geral. Depois volte aqui.

A história de Jó não é uma história de culpa e perdão. Ele não chegou a pecar, na acepção bíblica. Jó era uma pessoa próspera, que foi tentado por Satanás com a aquiescência de Deus, por ser fiel e temente a Ele. Foram duras provações: perdeu a prosperidade e depois adoeceu. Após estes fatos começou a murmurar, ou seja, queixar-se e rebelar-se. Isto não é pecado, é desequilíbrio provocado por perdas importantes. acredito que todos passamos por isto, em maior ou menor grau. Depois fez as pazes com Deus, dentro do seu coração, e em idade avançada retomou seu bem estar e prosperidade.
Em nossa caminhada a qualquer momento nos desesperamos e perdemos a esperança e talvez a fé, em nosso poder divino de mudar as situações e sobreviver, para então 'voltar a viver' de forma nova, uma transformação interna, digamos assim. Na verdade Jó teve que enfrentar sua desgraça e acreditar que disto renasceria mais sábio e forte. É o que todos esperamos quando o sofrimento nos toca a alma.
Existe um ditado do qual discordo bastante, que é 'quem não aprende por amor aprende pela dor'. Sinceramente, em minha caminhada nunca vi só o amor trazer crescimento. O amor é sim a armadura que nos reveste, se temos a felicidade de 'adolescer' em lares calorosos. Mas sabemos que nem sempre é assim. Embora em lares bem constituídos o excesso de respeito e obrigações torna nossa convivência estéril de emoções prazerosas e calor humano.
É indispensável o contato com a realidade como ela é. E a realidade é dura. Educar a criança para o sofrimento resultaria aqui em uma afirmação ignorante, já que isto coibiria o sentimento de ingenuidade e esperança que caracterizam o pequeno ser. Prefiro dizer que permitir a ocorrência e acompanhar os pequenos sofrimentos da criança são imprescindíveis para a estruturação do caráter.
Isto me lembra que as pessoas de forma geral evitam o sofrimento. Sem dúvida, isto é saudável e inteligente. Entretanto, ter medo de sofrer é desarrazoado. O rio corre, e algumas ocorrências menos felizes acontecem. Andar com o motor ligado o tempo todo com medo da natureza não faz bem nenhum...
No livro de Jó, Deus como Pai permite que ele sofra, porque sabe que ele é capaz. Assim os pais e familiares importantes nos transmitem um ensinamento muito importante: o sofrimento existe e você pode aceitá-lo e ir além, crescer, amadurecer, transformar-se.
O valor da experiência vai muito além de ensinamentos. Necessitamos viver as experiências que queremos, e - mais que isto - viver as que não queremos.



Um comentário:

Arnaldo Di Trani disse...

A aludida palavra "sofrimento" é compreendida, pela maioria das pessoas, como "coisa ruim", entretanto é "coisa boa" como você lindamente descreveu.
O sofrimento dentro deste conceito, permite individualmente que tenhamos a nossa evolução espiritual e o compartilhamento de afetos.